quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Teste: Você sabe administrar conflitos?


Você Sabe Administrar Conflitos?

Antes de ler sobre esse assunto, preencha o questionário a seguir e faça uma auto-análise. Anote o seu ponto de vista numa folha à parte.V = Verdadeiro F = Falso

1. Todos os conflitos sempre podem ser resolvidos. V F

2. Os conflitos quase sempre acabam resultando em um vencedor e um perdedor. V F

3. Mesmo que não se queira, os conflitos são inevitáveis numa organização V F

4. As metas e interesses de pessoas e grupos estão quase sempre em conflito com as metas da organização. V F

5. Se as metas de uma pessoa ou grupo interferem nas metas de outra pessoa ou outro grupo, é quase certo que haverá conflito entre eles. V F

6. O comportamento externado por um funcionário pode ser a demonstração visível de um sentimento oculto. V F

7. Acima de tudo, um chefe deve providenciar para que uma equipe de trabalho seja feliz. V F

8. Reconhecer diante de um subordinado que você estava errado pode debilitá-lo como chefe. V F

9. Depois de ouvir de um liderado uma queixa, uma das primeiras providências do chefe é coletar o máximo possível de informações sobre o assunto (em vez de decidir imediatamente). V F

10. Os preconceitos (quanto a sexo, cor, religião, idade etc.) são um dos maiores condicionadores de nossos juízos e atitudes. V F

11. Dar um "estouro" uma vez ou outra nos subalternos ajuda a manter a disciplina e melhorar a produtividade. V F

12. Ao administrar conflitos, o mais importante é ater-se aos fatos e soluções e não às personalidades e aos comportamentos das pessoas envolvidas. V F

13. O essencial é fazer com que o seu departamento seja produtivo e atuante, mesmo que isso possa interferir ou atrapalhar o trabalho de outros departamentos da empresa. V F

14. Se evitado ou ignorado, pode ser que um conflito acabe desaparecendo. V F

15. É mais importante ser competente e fazer bem feito o trabalho do que se relacionar bem com os colegas de trabalho. V F

16. A tranqüilidade e uma postura receptiva, na maioria das vezes, desarmam atitudes agressivas. V F

17. Nunca se deve interromper uma pessoa enquanto ela estiver expondo sua opinião. V F

18. Conflitos entre seu pessoal devem ser resolvidos sempre imediatamente. V F

19. Às vezes, quando é preciso implantar medidas impopulares, não é necessário negociá-las previamente com as pessoas envolvidas. V F

20. O conflito pode ajudar a criar relacionamentos. V F

21. Todo e qualquer tipo de conflito na organização deve ser sempre resolvido. V F

22. O momento e o ambiente influem muito no resultado favorável ou não de um conflito. V F

Faça Sua Avaliação: Conte pontos apenas para as seguintes respostas:

Marque um ponto para cada resposta V dadas às seguintes afirmações:3,5,6,9,10,12,16,9,20,22.

Marque um ponto para cada resposta F dadas às seguintes afirmações:1,2,4,7,8,11,13,14,15,17, 8,21.

Critérios de AvaliaçãoDe 20 a 22 pontos. Você é um ótimo administrador de conflitos e sabe quando e como enfrentar situações realmente problemáticas. Parabéns.

De 16 a 19 pontos. Você é um bom administrador de conflitos e tem percepção dos problemas. Pode melhorar mais.
De 12 a 15 pontos. Sua pontuação é média. Muitas vezes você consegue alguns bons resultados, mas, em outras, comete equívocos que podem se tornar problemáticos.

Abaixo de 12 pontos. Você precisa melhorar muito sua habilidade de administrar conflitos. Provavelmente você muitas vezes não se apercebe de situações e comportamentos que têm um papel decisivo para a condução de um resultado final satisfatório. Procure estudar mais sobre o assunto e praticar no dia-a-dia.

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